08 janeiro 2010

A Cura que vem das Flores...

  A Terapia Floral consiste em essências vibracionais de flores, onde cada flor com suas especificidades servem a um determinado propósito de cura, seja ele físico, mental, emocional e até espiritual. É por isso que se diz que são as flores que curam a alma.
Uma prática que começou na década de 20, na Inglaterra, através das pesquisas do médico Edward Bach, os florais de Bach são o sistema mais conhecido, mas a partir dos anos 80 essa prática ganhou força no mundo todo, e muitos sistemas florais foram desenvolvidos.
De cada flor se obtêm uma essência que, de acordo com pesquisas irá trabalhar algo no paciente. As essências são indicadas de acordo com o sintoma do paciente,com o relato do que ele esta buscando uma melhora.
   Existem essências florais para conferir equilíbrio à pessoa em diversas situações, quando acometidos por carência afetiva, ciúmes, mágoas, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, narcisismo, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia, impaciência, etc .    A terapia floral é tomada em frascos com um conteúdo liquido composto basicamente de conservante, água mineral e as essências florais indicadas pelo terapeuta floral ou escolhidas pelo paciente.
   Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em conseqüência disso, seus efeitos se tornam visíveis a nível comportamental. Trata-se de um efeito que se mostra gradativamente, vem do imanifesto ao manifesto.

Em razão da sua atuação nos corpos mais sutis (mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de males que poderiam se instalar a nível orgânico/físico.

Como surgiu a terapia floral? Edward Bach é o criador da terapia floral em nossa época, mas acredita- se que as civilizações muito antigas já faziam uso da terapia floral.
Bach era um médico inglês homeopata e bacteriologista, nasceu em Moseley nas redondezas de Birmingham ,Inglaterra. O Dr.Bach foi médico praticante e consultor,após mais de vinte anos de lucrativa pratica tradicional mudou sua orientação médica para explorar os mistérios das energias das plantas,que ele acreditava pudessem ser utilizadas como agentes de cura.
Bach catalogou 38 essências florais. Aqui no Brasil, especificamente em Itaúna, o pesquisador Breno Marques da Silva já catalogou mais de 108 essências florais.
Ampliou muito a pesquisa de Bach associando a terapia floral a simbologias, a botânica, a psicologia, aos arquétipos, a alquimia, a analogias, a lei das assinaturas, à cromoterapia e muito mais. Uma síntese belíssima e fenomenal reunida em sua obra Terapia Floral: Síntese e Amplificações para uma Medicina de Almas. Suas pesquisas colocaram Itaúna como cidade-referência em Terapia Floral no Brasil e no exterior.
A OMS (organização mundial da saúde) reconhece os florais como uma terapia complementar.
Muito se diz sobre os florais, porém, para quem não conhece, pode-se confundir no que tange a atuação do floral. Os florais atuam nas emoções (parte sutil) mas apresentando sua melhora no corpo fisico( parte densa).
    Um remédio alopático , por exemplo, não age na causa da doença e sim nos sintomas que a pessoa apresenta. Os florais reestabelecem os arranjos emocionais apresentando melhoras no corpo fisico.
O floral age na origem emocional do medo,da ansiedade, da insegurança, entre outros desarranjos emocionais.
Eles podem ser usados por adultos, crianças, animaise até em plantas.Todas as pessoas podem utilizar e se beneficiar dessa maravilhosa terapia,não há contra indicações.A terapia floral pode agir como otimo meio para ajudar a prevenir que sintomas e doenças apareçam trazendo equilibrio ,bem estar e harmonia.
Podemos usufruir de seus benefícios em qualquer momento ou fase da vida, basta que tomemos as essências florais que melhor nos atendam.

5 comentários:

Solange de Paula disse...

Super interessante os florais. Eu os uso também, de vez em quando. Gostei de seu blog e vou segui-la. Espero sua visita no meu blog Posso Falar?. Parabéns e grande abraço, Solange de Paula

Terapia Floral - Jaqueline Matos disse...

Oi Solange,que bom que vc gosta e usa florais também!

CARLA disse...

BOA NOITE EU COMECEI A USAR FLORAIS HOJE A TARDE E ESPERO QUE ME AJUDE BASTANTE POIS ESTOU BASTANTE ANCIOSA ADOREI O SEU BLOG E ESPERO CONTATO BJS...CARLAFREITAS2804@HOTMAIL.COM

Jaqueline disse...

Olá Carla,já tá respondido no seu email.Com certeza vai te ajudar!
abrçs e volte sempre.

Wagner M. Sibert disse...

belo trabalho visite nosso site www.mercadodaorquidea.com.br