30 abril 2010

Sincronicidade floral:qual a flôr que está perto de você?

Termo denominado por Carl Gustav Jung, para sua teoria de que tudo no universo esta interligado por vibração (energia), e que as duas dimensões (física e não física) estão em sintonia. A sincronicidade vai de encontro a teoria da relatividade de Albert Einstein, e é definida como uma coincidência significativa entre eventos psíquicos e físicos.
As duas coisas ocorrem aproximadamente ao mesmo tempo, e a ligação entre elas não é causal.
Os fenômenos sincronícos manifestam-se com maior freqüência quando a psique está funcionando no nível menos consciente (estado de ondas alfa), como em sonhos e meditações,ou seja quando não está-se no controle (saturno). A idéia de tempo e espaço não faz parte dos eventos sincrônicos, por isso eles fazem parte da física quântica. Estão relacionados àquilo que “escapa”,que foge das leis materiais de lógicas e explicações. Faz parte do sentir. Por exemplo quando temos um insight,uma idéia genial,uma luz (urano) estamos no campo das sincronicidades.
Assim Jung nos diz que a sincronicidade parece depender consideravelmente da presença da afetividade, ou seja da sensibilidade emocional.

Jung também propõe que os arquétipos também servem como ligações diretas entre a psique e o mundo físico. Parece , ligá-lo a "operadores" que organizam as sincronicidades. Prova disto é o próprio mapa astral da pessoa onde os chamados trânsitos (arquétipos psíquicos em movimento no mapa da pessoa) sempre coincidem com algum fenômeno externo. Fico encantada com a perfeição dos arquétipos.

Esta visão arquetipica de sincronismo nos leva a crer que o universo nos providência daquilo que precisamos, nosso padrão de energia atraíria padrões sincrônicos semelhantes no ambiente.Partindo desse pressuposto lhe convido a observar que em seu jardim, no seu quintal,no vasinho de flores do seu escritório,por aquele caminho que você passa todos os dias para ir ao trabalho pode estar a flor que você precisa.
A energia daquela flor estará em ressonância com o que você precisa no momento.
Por exemplo: onde nasça muito mimulus/mimosa pode ter pessoas com medo,onde tenha muito phyllanthus (quebra-pedra) podem ter pessoas muito rígidas,muitas impatiens pessoas muito impacientes...e assim por diante.
Tem alguma em especial ,aí perto de você que lhe chama atenção?
Estejam atentos às sincronicidades florais!!!

2 comentários:

Veronica Kraemer disse...

Jaque, eu adorei este post e me fez pensar em várias coisas! Seu blog é muito gostoso!!!
Passei pra agradecer o carinho lá no meu bloguito e te desejar um lindo final de semana!!!
Beijão
Vero

Terapia Floral - Jaqueline Matos disse...

Olá Veronica,tudo no Além da Rua Atelier é lindo! Que bom q vc gostou do artigo.Sou apaixonada pelas coincidencias significativas desde que li a Profecia Celestina em 1997.
Bjs