26 julho 2010

Os Benefícios da Jaboticaba

 Hoje me deparei com essa excelente pesquisa da Nutróloga Jane Corona no site da uol e ela me autorizou a postá-la aqui. Como fico feliz! Achei imperdivel e então tem que ficar aqui para lermos sempre.E como dessa deliciosa frutinha (uma das minhas prediletas) se faz um floral ,não tive dúvida mesmo! Vejam:
JABOTICABA:
*Ontem terminei o livro e agora estou livre para escrever todas as semanas. O livro é sobre alimentos e durante a pesquisa encontrei muitas frutas brasileiras com propriedades fantásticas e uma delas é a jabuticaba, uma fruta para rejuvenescer a pele e o coração!

Jabuticaba é a nossa fruta brasileira que chama mais atenção pela cor. Pode ser roxa ou preta azulada, mas todas costumam manchar a roupa do mesmo jeito. Bebel Gilberto tem uma música que diz: “Eu gostaria de ser como a jabuticaba, azul, preta do lado de fora e dentro macia e doce.” Assim é a jabuticaba, esta frutinha tão conhecida pelos índios brasileiros que foi aprovada e batizada pelos portugueses.

Não sei ao certo quantas espécies temos no Brasil, me parece que são nove, mas todas muito doces e encontradas em quase todos os estados. A cor arroxeada atrai os pássaros que espalham suas sementes e assim perpetuam am espécies. Quem garante essa coloração são as antocianidinas, os pigmentos naturais que conferem, às flores e frutas, as cores que variam do vermelho ao azul . Esses pigmentos são encontrados em frutas como as uvas vermelhas, framboesa, morango, mirtilo, amora, conhecidas em inglês como “berries”.

Os trabalhos com a jabuticaba estão começando a aparecer, mas ainda são poucos. A Unicamp encontrou tantas antocianinas na jabuticaba que decidiu compará-la com outras frutas também ricas neste pigmento. Na jabuticaba o teor superou todas as outras frutas! Ela tem em média 314mg por grama de fruta, mais que a uva (227mg) e a amora (290mg).

A concentração de antocianinas está na casca dura, justamente o que costumamos cuspir quando comemos uma jabuticaba. Para garantir a ingestão deste pigmento milagroso para o colágeno da pele e dos vasos sanguíneos o melhor é bater a fruta com água no liquidificador com algumas gotas de limão e beber o suco, que em Minas é conhecido como jabuticabada. O limão ou outra fruta ácida vai reagir com o pigmento e deixar o suco com uma cor vinho bem acentuada. As antocianinas apresentam propriedades antioxidantes, previnem a oxidação do colesterol, melhoram a circulação sanguínea e protegem a visão. Os benefícios destes pigmentos são inúmeros, inclusive para proteção da pele, uma vez que eles estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno. Atualmente alguns estudos apontam que essas substâncias ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. A casca também é rica em pectina, uma fibra solúvel que regula o intestino e reduz a velocidade de absorção do colesterol e da glicose.

Na polpa suculenta e doce encontramos ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B, particularmente a niacina. Os índios costumavam dar jabuticaba às mulheres grávidas para prevenir a anemia. Apesar de doce é pouco calórica, 100g tem somente 50 calorias e é a quantidade suficiente para preparar um delicioso suco.

A época da frutificação é uma verdadeira festa no Centro Histórico de Sabará em Minas Gerais, onde todos os anos a jabuticaba tem um festival inteiramente dedicado a ela e atrai milhares de turistas. Dizem que a melhor maneira de comer jabuticaba é no pé e que depois que se começa é difícil parar. Uma boa notícia para os amantes desta fruta é que elas quase não recebem pulverizações com agrotóxicos.
*Escreveu a matéria dia 23/07/10 em seu blog uol.
Sua essencia floral é a Cauliflora (dos Florais de Minas):
Para aqueles indivíduos materialistas, avarentos e gananciosos que ambicionam poder e posses. É útil àqueles que têm dificuldades de viver comunitariamente, que não sabem compartilhar recursos e tendem a trapacear ao “dividir o pão”. A essência ajuda a despertar a generosidade, a empatia e a solidariedade.A jaboticabeira trabalha a energia de abundância,pois ela dá frutos por toda sua extensão.

2 comentários:

Ana Luiza disse...

Olá, obrigada pela matéria, muito legal mesmo.
Gostaria de saber um pouquinho mais sobre a fruta que mais aprecio. Toda vez que chupo jabuticaba fico com sono. Será que ela tem alguma propriedade indutora do sono? Sobre a casca, pra ter aquelas propriedades precisa ser triturada ou posso engolir a casca, que vai liberar as mesmas propriedades. Obrigada.

Jaqueline Matos disse...

Olá Ana Luiza,essa matéria foi cedida pela Jane Corona(ela tem um blog na uol)vc pode olhar e entrar em contato.
Vc não deixou nenhuma forma de contato aqui.
Mas o sono imagino pois não é minha especialidade deve ser por causa da alta concentração de glicose da frutinha.O açúcar (não sei sabe) funciona meio como um sedativo.Lembro de um professor contando que antigamente da-se torrôes de açucar para a pessoa ficar meio sedada.
abrçs e volte sempre!