20 agosto 2010

Entrevista com a terapeuta floral e diretora da Healing Herbs no Brasil Luciana Chammas

Inaugurando a sessão de entrevistas aqui no site trago pra vocês a terapeuta floral Luciana Chammas que atendeu prontamente ao meu pedido da entrevista após eu querer conhecer os florais da linha Healing Herbs.Gentilmente ela me mandou alguns produtos Healing Herbs que logo logo postarei pra vocês. Adorei conhecer a terapeuta floral Luciana Chammas.
Seu sobrenome Chammas me faz pensar que ela atendeu ao "chamado" do dr.Edward Bach,Chammas também me lembra a "chama" da Luz que Bach nunca deixou apagar e que continua movendo milhares de corações puros por esse mundo afora.Então Luciana seja bem-vinda ao site! Eu amei a entrevista,espero que vocês também gostem!

1. Como foi seu 1º contato com a terapia floral e porque optou em trabalhar com ela? Foi num momento de muito cansaço, tristeza e desalento. Os florais me trouxeram entendimento, bem estar e autoconfiança. Desde o princípio, entendi que os florais pertenciam à Humanidade. A partir deste processo, que envolveu uma transformação pessoal, decidi me aprofundar nesta terapia e trabalhar com populações carentes que dificilmente teriam acesso a estes remédios.
2. Você tem alguma outra formação além de terapeuta floral? Sou formada em Ciências da Computação e, atualmente, em função do Instituto Transformar Cuidando, que nasceu com a proposta de levar o legado do Dr. Bach a populações distantes dos grandes centros, estou cursando um MBA na Fundação Instituto de Administração em Empreendedorismo e Gestão Social.
3. Você é diretora dos Florais Healing Herbs no Brasil, como começou essa trajetória? O primeiro curso que fiz foi ‘Aprenda a Usar Florais de Bach Healing Herbs’. Fiquei fascinada com a observação da planta e como ela representa um espelho da alma humana. Este curso me levou a trabalhar com Beth Bruno, uma pessoa maravilhosa que, à época, dirigia uma empresa que importava os Florais de Bach Healingherbs. Beth terminou sua missão na Terra em 2005 e eu acabei assumindo os trabalhos.
4. Qual a diferença dos florais de Bach Healing Herbs com os florais de Bach originais™? São duas marcas de Florais de Bach que chegam ao Brasil. Na Inglaterra ainda há outros produtores. A Healing Herbs é uma empresa que produz Florais de Bach em pequena escala e artesanalmente. Julian Barnard, seu fundador e diretor, é um grande pesquisador do legado deixado pelo Dr. Bach e uma autoridade respeitada em todo mundo. Os Florais de Bach Healingherbs são preparados seguindo rigorosamente as diretrizes deixadas pelo Dr. Bach e todos os estágios do processo são cuidadosamente observados para que a qualidade da essência seja preservada. O Laboratório fica distante dos grandes centros e os colaboradores são pessoas muito boas e comprometidas com o trabalho.
5. Como é seu trabalho social com florais? È uma proposta da Healing Herbs ou da terapeuta Luciana Chammas? Na verdade, há uma sinergia. A Healing Herbs, na Inglaterra, apóia nosso trabalho e se diz inspirada pelos trabalhos sociais que desenvolvemos aqui. Mas, como havia respondido anteriormente, a primeira ‘mensagem’ que recebi dos Florais é de que eles eram um legado para a Humanidade. A partir do momento que decidi trabalhar neste sentido, os trabalhos foram se estruturando, as parcerias foram firmadas e hoje temos um Instituto que coordena o Projeto Beth Bruno no norte do país, além de ser parceiro de programas sociais no Brasil e na Angola.
Há uma frase do Dr. Bach que me serve de inspiração:
“Se desenvolvermos suficientemente a qualidade de nos fundirmos no amor e no cuidado para com aqueles que estão ao nosso redor, alegrando-nos com a gloriosa aventura de alcançar o conhecimento e ajudar os outros, nossas tristezas e sofrimentos rapidamente chegarão ao fim. Este é o grande objetivo final: a perda de nossos próprios interesses em favor da humanidade.”
6. A terapia floral tem crescido muito no Brasil e no mundo quais são suas perspectivas quanto ao futuro dela? Eu acredito que estamos num momento em que buscamos o bem estar em todas as dimensões: física, mental e espiritualmente. Os Florais de Bach representam uma excelente ferramenta de equilíbrio mental e emocional e, consequentemente, físico. Por isto, serão cada vez mais importantes na nossa sociedade. Por outro lado, observo uma distorção na ideia deixada pelo Dr. Bach, que fala de transformação pessoal. Os Florais de Bach, sem um trabalho de autoconhecimento e autodesenvolvimento, perde grande parte de seu valor. Dr. Bach foi muito claro em seus escritos: “Descobrirmos onde estamos errando (o que, quase sempre, nos passa despercebido) e o esforço sincero para corrigir a falha levam não apenas a uma vida de alegria e paz, mas também à saúde.” É importante que os florais não sejam usados como medicamentos alopáticos, que têm grande valor, mas que utilizam outra abordagem. Os Florais de Bach devem ser usados por todos que procuram alívio às suas dores de alma, mas com a consciência de que há um trabalho a ser feito, que envolve humildade em se reconhecer as falhas e coragem para transformá-las em virtudes.


2 comentários:

Ajax disse...

Jaqueline, parabéns pela bela reportagem. Você dirigiu muito bem a entrevista, explorando com confiança as respostas da Terapeuta Chammas! continue esta série de reportagens que tens futuro. Abraços, Ajax Ribeiro

Jaqueline Matos disse...

Oi Ajax! obrigadooo!
E como sou bem sensitiva,adorei a terapeuta floral Luciana Chammas também! Uma terapeuta floral de Verdade! Que conheceu REALMENTE os verdadeiros ensinamentos do dr.Bach.