15 dezembro 2010

Pine: a essência do natal

A essência floral pine (de bach) ou pinus (de minas) é responsável por limpar nossas culpas e remorsos.
A culpa está relacionada ao deus mitológico Cronos (o deus do tempo linear e do relógio).Sabe- se que uranos castrou saturno e jogou seu falo no mar cujas espumas se transformaram na deusa Vênus (afrodite).
Deusa da harmonia e do equilibrio.
Isto me leva a  pensar que somente Afrodite (a harmonia) para conter a fúria de saturno ao ser decepado(castrado).
Saturno na astrologia é o superego da psicanálise. A essência é útil à todos aqueles que possuem saturno enfatizado no mapa natal e possuem um “superegão” que ficam se culpando e se responsabilizando por tudo o que acontece à sua volta.
Saturno simboliza “a cruz” que a pessoa carrega, seus carmas e sua missão. Aquilo que não tem como fugir, que é responsabilidade de cada um.


A essência floral Pinus ou Pine é indicada para a personalidade que experimenta sentimentos de culpa e de autocondenação, remorsos e arrependimentos por alguma atitude concreta de seu passado.
Para aquela pessoa que sente desgosto e depressão quando é obrigada a fazer a mais leve repreensão, pois não suporta sentir-se como uma fonte de sofrimento para os outros.
A essência também é indicada à depressão pois esta manter correlação com a culpa.
Pinus é recomendado aos introvertidos, perfeccionistas, exigentes, sóbrios, tristes e negativistas. Para aqueles com a consciência intranqüila, por acharem que outrora poderiam ter agido melhor, talvez sem prejudicar alguém. A essência resgata na alma os conceitos superiores de arrependimento e perdão.
O pinheiro , por estas representações simbólicas e arquetípicas, é um representante do natal.

Nenhum comentário: