19 agosto 2011

Lavanda, um santo remédio

Usado desde os primórdios, o mais versátil de todos os óleos essencias, o óleo de lavanda é o primeiro passo para montar uma mini farmácia de aromaterapia. É importante adquiri-lo de um bom fornecedor - o vidrinho de 10 ml custa em torno de R$ 40 - mas é um excelente investimento e dura muito, pois tudo o que você precisa são poucas gotas de cada vez.

Suas propriedades são inúmeras: analgésico, antidepressivo, antisséptico, bactericida, descongestionante, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. O que mais faz desse óleo essencial uma chave para o bem estar é o fato de ser um estabilizante: quer dizer, se você está agitado, ele é calmante, se está depressivo, ele dá uma levantada no astral.

A maneira mais fácil de se beneficiar da aromaterapia é tomar um bom banho de banheira com 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Se você não tem uma banheira em casa, pode recorrer ao velho, bom e infalível escalda-pés - para quando estiver gripado, cansado ou simplesmente precisando de um trato. Use, de preferência, uma bacia de porcelana ou metal, coloque água o mais quentinha que aguentar, e 3 gotas do santo óleo. Outra maneira de usar o óleo essencial de lavanda é pingar gotinhas dele no que se chama de óleo transportador (óleo de amêndoas, semente de uva ou mesmo azeite virgem de oliva, o importante é ser um óleo vegetal) e usá-lo como óleo de massagem. Também pode ser usado, durante a gripe ou resfriado, para fazer inalação: derrame água fervendo em uma bacia, pingue 3 gotas do óleo e respire esse vapor, cobrindo a cabeça com uma toalha.

Ainda outra forma de usar a lavanda é borrifá-la na roupa de cama ou na roupa de uso na hora de passar. Para fazer uma bela água de lavanda, use 2 xícaras de água mineral, 1/4 de xícara de álcool e 8 gotas de óleo essencial de lavanda. Além da roupa ficar cheirosíssima, combate a insônia, alivia a tosse e os insetos ficam longe! Essa água também pode ser usada como aromatizador de ambientes.

Mas talvez o mais impressionante uso do óleo essencial de lavanda seja nas queimaduras. Se alguém se queimar, aplique gotas do óleo essencial puro, diretamente sobre a área da pele que sofreu a queimadura e, como um milagre, além de aliviar a dor, a cicatrização se dá sem deixar marcas na pele.

O nome LAVANDA vem do latin e quer dizer "lavar", provavelmente devido ao seu uso como antisséptico. Lavanda está ligada à pureza e à felicidade. Então, não espere, tenha óleo essencial de lavanda em casa e deleite-se com seus vários usos!
Fonte:http://adrianapinheiro.blogspot.com/

5 comentários:

Surprise Link disse...

olá,
Convido você a participar do novo agregador de links www.surpriselink.com, o agregador mais diferente dos que você já viu, em 2 idiomas, liberação de links na hora e muito mais.

Soraya disse...

Oi Jaque!
Adorei tudo por aqui,tuas dicas são ótimas!
á estou fazendo as devidas anotações,para compra o óleo de lavanda.
Bjos e bom fim de semana!

Jaqueline Matos - terapeuta floral disse...

Olá Soraya!
que otimo que gostou,volte sempre!

Mari Geuer disse...

Olá Jaqueline, obrigada por visitar o meu blog e fiquei muito feliz por ser a seguidora de nº 100!!
Parabéns pelo seu blog, muitas dicas legais e muito lindo. Adoro terapia floral... sou sua mais nova seguidora.
bjs

Jaqueline Matos - terapeuta floral disse...

Olá Mari Geuer! pois é,vc viu que sorte a minha rs.
seja bem-vinda à terapia floral!
bjs