30 agosto 2011

Quer queimar calorias? Capriche no Desjejum

É hábito do brasileiro não tomar o Café da Manhã em troca de ficar mais tempo no aconchego da caminha. Na época do frio, então, o convite para ficar no quentinho é ainda maior e a maioria das pessoas sai de casa, em cima da hora, só com uma xícara de café e olhe lá, fazendo uma refeição completa somente na hora do almoço.
O discurso dos nutricionistas já é antigo: fracione a alimentação em 5 ou 6 refeições diárias. Comece o dia com um bom Desjejum onde estejam presentes alimentos construtores, reguladores e energéticos. Essa prática modula os níveis de glicose sanguínea, ativa o metabolismo e contribui para a manutenção de um peso corporal saudável, afastando o risco de várias doenças associadas à obesidade.
Estudo publicado em fevereiro de 2005 no American Journal of Clinical Nutrition confirma o que já é consenso entre as recomendações dos nutricionistas:

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, sugerem que um café da manhã farto e saudável deixa o organismo menos sensível à ação da insulina. Isso é importante porque a insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose da circulação sanguínea e jogá-la para dentro das células, onde é transformada em energia.
Quanto mais glicose no sangue, maior é a produção de insulina. O problema é que, em excesso, a insulina faz com que o organismo produza mais gordura corporal, ou seja, quando ocorre hiperglicemia e hiperinsulinemia (excesso de glicose e insulina na corrente sanguínea), engordamos. Os pesquisadores ingleses descobriram a relação entre o consumo de café-da-manhã e a diminuição na produção de insulina ao acompanhar os hábitos de mulheres jovens com peso normal.

O estudo concluiu que quem faz um café da manhã para valer, equilibrado e saudável, queima mais calorias do que quem passa batido por essa refeição. O motivo é simples: o organismo interpreta a falta de comida matinal como um aviso de que é preciso economizar e estocar energia. Dessa forma, o corpo desacelera o metabolismo e passa a armazenar proteínas e carboidratos sob a forma de gordura corporal. Para piorar a situação, há um aumento da queima de massa muscular.
PULE DA CAMA E CAPRICHE NO CAFÉ DA MANHÃ!
Coma pães ou cereais integrais que fornecem carboidratos e fibras (Energéticos) + leite, queijo ou iogurte magros que contém proteínas e cálcio (Construtores) + uma fruta que fornece vitaminas, minerais e fibras (Reguladores).

Alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) devem estar presentes somente no café da manhã e lanches entre as refeições, já que o Cálcio é um mineral que prejudica a absorção do Ferro contido nas carnes e leguminosas que são consumidas no almoço e jantar.
Referência Bibliográfica:
1. Hamid R Farshchi, Moira A Taylor and Ian A Macdonald - Deleterious effects of omitting breakfast on insulin sensitivity and fasting lipid profiles in healthy lean women.
American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 81, No. 2, 388-396, February 2005.
Texto de Marília Fernandes
Fonte:http://www.saudeesportiva.com.br

2 comentários:

Cristiane Brandão disse...

Olá Jaqueline.

Gostaria de saber se tem algum floral para aumentar a imunidade.

Grata
Um grande abraço.

Jaqueline - terapeuta floral disse...

Olá Cristiane! tem sim existem florais especificos para trabalhar a imunidade,(ligada ao nosso 3o chacra),neste caso podemos fazer uma formula personalizada.
E existe também os fitoflorais,uma composição de tintura de plantas e flores,criada pelo Dr.Breno Marques (florais de minas).O fitofloral é o IMUNIS e é só vc comprar,não precisa de consultar nenhum terapeuta floral para tomá-lo pois ele já vem pronto e foi essa a idéia do Breno quando criou os fitoflorais,que vc possa tomar sem dependência(emocional e financeira)de nenhum terapeuta floral.Não há contra indicações.
Mais alguma dúvida? entre em contato pelo nosso formulario!