26 novembro 2011

Os 38 Florais de Bach

As 38 essências Florais de Bach:
1-AGRIMONY ( Agrimonia eupatoria) -  Para tratar pessoas aparentemente despreocupadas e bem humoradas, mas que interiormente são preocupadas, ansiosas e mesmo atormentadas; costumam brincar para esconder seus reais sentimentos, fogem das situações complexas e dos confrontos –  para isso,  usam álcool, estimulantes ou alimentação excessiva,como forma de esconder os sentimentos internos.
O Agrimony ajuda a moldar personalidades alegres, abertas, companheiras, compreensivas e pacificadoras.






2- ASPEN (Populus tremula)-  É indicado para pessoas que sentem medo ou preocupação sem razão especifica, estando sós ou acompanhadas; podem ocorrer tanto de dia como a noite, geram ansiedade ou maus pressentimentos inexplicáveis; é ótimo para tratar situações de sonhos ruins e pesadelos.
O Aspen proporciona paz de espírito, segurança e liberdade para viver novas experiências, sem dificuldades.







3- BEECH (Fagus sylvatica) - Para tratar pessoas intolerantes, arrogantes, que se irritam com facilidade e criticam constantemente os hábitos alheios - são incapazes de fazer concessões, e se consideram donas da verdade.
O Beech proporciona maior tolerância, compaixão, harmonia e sabedoria para ver o lado bom dos outros, apesar das suas imperfeições.








4- CENTAURY ( Centaurium umbellatum)-  É indicado geralmente para pessoas tímidas, sossegadas e muito passivas, que são facilmente influenciadas e tem dificuldades em dizer não e até negam os seus próprios desejos, para agradar a vontade alheia.
 O Centaury proporciona determinação e disposição para servir com boa vontade e, principalmente, respeito - acima de tudo - às suas próprias necessidades








5- CERATO ( Ceratostigma willmottiana) -  Para tratar pessoas que não confiam no próprio julgamento ao tomar decisões; apesar de intuitivas e sábias, procuram constantemente conselhos e opiniões; muitas vezes, seguem erroneamente os conselhos que lhe são dados; até mesmo quando estão doentes, experimentam vários tratamentos que são recomendados.
 O Cerato proporciona autoconfiança, capacidade para seguir a própria opinião e vocação, com sabedoria.






6- CHERRY PLUM( Prunus cerasifera)- É indicado para pessoas que tem medo de perder o controle do seu comportamento, tanto mental, emocional quanto físico, em situações de colapso nervoso, histeria e manifestações súbitas explosivas de ira.
 O Cherry Plum proporciona calma, para a mente pensar e agir racionalmente.









7- CHESTNUT BUD (Aesculus hippocastanum) -
É indicado para pessoas com dificuldades em aprender e repetem sempre os mesmos erros, como apaixonar-se pelo parceiro errado, permanecer no emprego inadequado, ficar doente com freqüência, nunca se interrogam sobre a razão - não lidam com as raízes do problema.
O Chestnut Bud ajuda as pessoas a observarem seus próprios erros com objetividade e fornece sabedoria para as experiências do dia-a-dia, de forma a poderem progredir na vida.





8- CHICORY ( Cichorium intybus) -  É indicado para pessoas demasiadamente possessivas, egocêntricas e manipuladoras, que exigem atenção constantemente.
Como exemplo, os pais e mães que mantém os filhos sob o seu domínio, mesmo depois de adultos - embora sejam pessoas de personalidade forte, têm pena de si mesmas e ofendem-se com facilidade; em alguns casos, chegam até a usar as doenças, para chamar atenção.
O Chicory proporciona liberdade – respeito ao contexto das pessoas, confiança e amor incondicional.





9- CLEMATIS( Clematis vitalba)- É indicado para pessoas sonhadoras que idealizam muito, mas não concretizam seus ideais, devido à falta de interesse pelo presente; tem dificuldades em manter a concentração, parecem distraídas, de memória fraca; gostam de estar sós; quando doentes, não se esforçam para melhorar.
O Clematis desperta o potencial criativo, proporciona inspiração e interesse para desfrutar a vida, com os pés no chão, em sintonia com a realidade.







10- CRAB APPLE ( Malus pumila) - É indicado para pessoas obsessivas em relação à limpeza, tanto externa como física - os que se sentem impuros e que têm uma imagem negativa de si mesmos, bem como excessivamente focalizados em assuntos ou temas triviais.
O Crab Apple atua de uma forma positiva na limpeza da mente, do espírito e na aceitação das imperfeições, promovendo descontração em relação à aparência pessoal e  ao ambiente.






11- ELM ( Ulmus procera)- É indicado para pessoas que se sentem sobrecarregadas e esmagadas pelas obrigações do cotidiano - por terem aceitado responsabilidades em demasia - e consequentemente se deprimem, tornam-se exaustas e se debilitam momentamente, inclusive quanto à auto-estima.
O Elm recupera a capacidade normal da personalidade, proporcionando autoconfiança e melhor visão, em novas e mais realistas perspectivas.







12- GENTIAN (Gentiana amarella) -  Destina-se aos desanimados por causas conhecidas e dúvidas,  pelos  acontecimentos e dificuldades, como doença prolongada ou recorrente; crianças com rendimento escolar insatisfatório.
 O Gentian facilita o entendimento de estarmos fazendo o melhor, sem valorizar os resultados eventualmente insuficientes - as dificuldades são eventuais e ultrapassáveis.







13- GORSE ( Ulex europaeus)- É indicado a pessoas com desesperança e desânimo extremos, aparentemente condenadas à dor e ao sofrimento, que não tem esperança em tratamentos e desistiram de lutar.
O Gorse proporciona sentimentos de fé, esperança e maior ânimo, apesar de eventuais problemas físicos ou mentais, que passam a ser vistos como experiência positiva.







14- HEATHER ( Calluna vulgaris) - Recomendado aos preocupados com a situação (ou doença) pessoal e não se comunicam de forma apropriada com os outros - são prolixos, exagerados e compulsivos.
Heather estimula as pessoas a serem boas ouvintes, colaboradoras, generosas para ajudar, compreensivas, identificando-se com os demais, diante de seus problemas.








15- HOLLY (Ilex aquifolium)- Indicado para pessoas eventualmente duras, mal-humoradas e até cruéis, violentas, internamente inseguras, que não conseguem abrir o coração ao amor e transparecendo negativismo. Holly colabora para promover bondade, atitudes doadoras, amorosidade, compaixão e disposição para compartilhar, em um contexto de harmonia interior.








16- HONEYSUCKLE (Lonicera caprifolium)- Destina-se aos que vivem restringidos às memórias do passado, nostálgicos ou saudosistas, desgostosos por não poderem mudar as circunstâncias presentes; eventualmente, apegados a entes queridos que perderam ou a dias mais felizes de tempos que não voltam mais.
O Honeysuckle ajuda os enlutados, os que perderam o emprego, falharam nos negócios ou idosos que vivem em solidão - capacita-os a viver melhor o presente, considerando o passado como aprendizado, retirando mágoas e ampliando a compreensão dos acontecimentos.





17- HORNBEAM (Carpinus betulus)- Indicado para a fadiga mental, aos temerosos de enfrentar o dia de trabalho e enfrentar problemas; sentem desprazer pela rotina e não recuperam as energias após uma noite de sono. O Hornbeam proporciona  a certeza da força interna,  capacidade para enfrentar o trabalho, recuperação mental e vitalidade, espontaneidade e um retorno ao equilíbrio, com bom humor








18- - IMPATIENS ( Impatiens glandulifera) - Recomendado para pessoas que querem fazer tudo (pensar, falar e agir) de forma muito rápida, capazes e eficientes, que desapreciam a lentidão dos demais e preferem agir sozinhas; em geral são agitadas, irritadas e precipitadas - podendo com isso causar acidentes.
O Impatiens fortalece características de decisão e espontaneidade, descontração, bom humor, compreensão, calma e diplomacia.







19- LARCH (Larix decidua) - Indicado para pessoas desprovidas de autoconfiança, que nutrem sentimentos de inferioridade e não se arriscam  por medo do fracasso - sentimentos e sensações que podem acontecer em experiências de provas, exames e entrevistas.
O Larch proporciona determinação, capacidade e auto-estima realista, independente do resultado das ações - saber usar o sentido crítico, com sensibilidade.







20- MIMULUS ( Mimulus guttatus)- Para as pessoas que sentem medo de causas conhecidas, como dentista, desemprego, expressar-se em público, insetos, animais, pessoas, pobreza, frio,acidentes, dores, doença, morte e outras. Podem ter talento, capacidade artística, mas são retraídos, tímidos e calados quando estão com outras pessoas.
Mimulus ajuda a expressão de uma personalidade calma, corajosa, confiante e bem humorada, que sabe enfrentar provações e obstáculos - defender-se bem e controlar as emoções.






21- MUSTARD (Sinapis arvensis) - Indicado para tratar de situações de tristeza repentina, que começam e terminam sem razões visíveis, retirando a alegria e gerando desmotivação, restringindo as ações e retraindo a expressividade.O Mustard recupera a estabilidade e a paz interior, fazendo com que a pessoa esteja se movimentando de maneira tranqüila, diante de qualquer tipo de circunstância.








22- OAK (Quercus robur)- Recomendado para as pessoas fortes, corajosas, confiantes, que chegam a um ponto repentino de fadiga e enfraquecimento. Usualmente, são muito responsáveis, esforçadas e até obstinadas - quando a energia natural diminui, podem ficar frustradas e deprimidas.
O Oak potencializa a força natural, a paciência, a persistência e a resistência, trazendo também o reconhecimento à necessidade do repouso e do auto-cuidado.






23- OLIVE (Olea europea) - Indicado para pessoas em período de convalescença, ou exaustas na energia física (e mental)  devido a dificuldades, estudo ou trabalho intenso, doença prolongada - a fadiga está em seu ponto máximo e deixa de existir a apreciação para o trabalho e o lazer (há muita necessidade de sono).
O Olive colabora para o retorno da força, da vitalidade e do interesse pela vida - consequentemente, volta a existir o sentimento de paz de espírito.







24-- PINE (Pinus sylvestris) Aconselhado para pessoas com sentimento de culpa ou auto-reprovação, ou vergonha, que chegam a pedir desculpas com freqüência, por tudo o que acontece; podem até achar que merecem eventuais doenças ou dores.
O Pine potencializa a aceitação da responsabilidade com realismo, bem como sólidos juízos de valor, liberando a funcionalidade de nossos poderes naturais








25- RED CHESTNUT (AEsculus carnea)- Este Floral ajuda a tratar os que sentem medo e se preocupam em excesso com o bem-estar dos outros, principalmente da família e dos amigos mais próximos. Pode ser uma situação temporária, com pessoas que tem atividades de cuidar dos outros.
O Red Chestnut colabora para que o cuidado com os outros seja feito sem ansiedade, com calma, de forma voluntária, sem imposições







26- ROCK ROSE (Helianthemum nummularium) - Indicado para pessoas aterrorizadas, dominadas por medo paralisante em situações de breve espaço de tempo, devido a acidentes, desastres, doença súbita ou em decorrência de pesadelos.
O Rock Rose proporciona calma, presença de espírito e coragem, para superar essas experiências de emergências.








27- ROCK WATER ( Aqua petra) - Recomendado para pessoas inflexíveis, que exigem a si mesmos padrões excessivamente altos, gerando auto-martírio, como procedimento rígidos de trabalho, disciplina espiritual, exercícios e dietas. Tem idéias fixas e criam dogmas para política, moralidade, religião, etc. Trabalham exageradamente, são conscienciosas em excesso, insatisfeitas e mesmo desapontadas consigo mesmas.
O Rock Water libera a capacidade de sustentar ideais elevados com flexibilidade, com disposição para desistir de idéias fixas, se uma verdade superior for manifestada.






28- SCLERANTHUS (Scleranthus annuus) - É indicado para pessoas indecisas, especialmente quando estão diante de duas possibilidades; mostram-se desequilibradas e sem personalidade, com humor oscilante ou extremista, fazendo com que não inspirem confiança.
O Esclerantus proporciona capacidade de decisão, firmeza e equilíbrio, em todas as circunstâncias, inclusive para tomar decisões e agir com prontidão.







29- STAR OF BETHLEHEM ( Ornithogalum umbellatum) - Recomendado para tratar conseqüências de choque físico ou mental, causadas por más notícias, acidentes, lutos, desapontamentos ou sustos, tanto para o primeiro momento seguinte ou para os efeitos retardados do acontecimento; ajuda a mãe e a criança, após o parto.
O Star of Bethlehem neutraliza os efeitos do choque do momento ou do passado, colaborando para consolar, aliviar e recuperar a pessoa traumatizada.







30- SWEET CHESTNUT ( Castanea sativa) - Utilizado para tratar do desespero mental ou a tristeza intensa, quando se atinge o limite da resistência, à beira de um colapso nervoso, acompanhado de depressão e sensação de solidão, chegando-se a anos de sofrimento, com coragem, sem reclamar.
O Sweet Chestnut promove a libertação do desespero e do desânimo, enfrentamento das circunstâncias com otimismo e paz de espírito, recuperação da fé e sensação de ajuda interior.






31- VERVAIN ( Verbena officinalis) - Trata as pessoas com princípios e idéias fixas, que acreditam estarem certos (raramente irão mudar) – usualmente têm um desempenho acima da média, são determinadas, mas tensas e nervosas, usualmente ultrapassando seus limites físicos, por aceitarem mais tarefas do que conseguem realizar.
São sensíveis às injustiças, dedicadas a causas, até com sacrifício próprio, podendo chegar ao fanatismo; por não terem vontade de descontrair, podem ter falta de sono e irritação.
O Vervain colabora pra trazer calma, sensatez, compreensão e descontração, ampliar a visão ampla da vida e dos eventos.




32- VINE (Vitis vinifera) - Recomendado para pessoas dominadoras e opressoras, muitas talentosas, ambiciosas e competentes, mas arrogantes, que não ouvem as opiniões alheias. São agressivas, orgulhosas, ávidas pelo poder, chegando a ser desprovidas de compaixão e chegando a extremos de crueldade.
O Vine colabora para proporcionar uma determinação sem dominação, uma visão do que há de bom nos demais, iniciativa de ajuda aos outros, inspirando-os de forma confiante, com certeza do que está sendo realizado.






33- WALNUT (Juglans regia)- Indicado para pessoas com dificuldade de adaptação às mudanças, ou hipersensíveis às idéias, contextos e influências; é o apoiador das mudanças, das fases especiais de passagem, como troca de dentes, puberdade, gravidez, divórcio, menopausa, mudanças relacionadas à religião, emprego, endereço, contexto familiar, interrupção de vícios, ligações ou amizades.
O Walnut apóia quem têm ideais definidos, mas são restringidos por ação de personalidades mais fortes – é indicado, também, para terapeutas, atendentes da área de saúde e conselheiros.
O floral Walnut proporciona capacidade e firmeza para a permanência no caminho da vida, retirando os desencorajamentos e as objeções.



34- WATER VIOLET ( Hottonia palustris) - Recomendado para pessoas calmas, competentes, conselheiras, autoconfiantes, gentis, que colaboram com os demais, sem serem impositivas. Quando cansadas, tornam-se retraídas, aparentemente frias ou anti-sociais; em situações de sofrimento, não se abrem e aparentam frieza emocional.
O Water Violet proporciona relacionamentos mais amigáveis e calorosos, preservando o autodomínio, mas identificando-se com os demais, com calma e serenidade.






35- WHITE CHESTNUT (AEsculus hippocastanum)- Indicado para pessoas com pensamentos preocupantes, obsessivos, aparentemente impossíveis de controlar, que são revividos constantemente, provocando sofrimentos de forma torturante, motivando desatenção e mesmo incapacidade de descanso, durante a noite.
O White Chestnut colabora para a recuperação da tranqüilidade, paz de espírito e controle dos pensamentos, bem como a confiança em relação aos resultados positivos.






36- WILD OAT ( Bromus ramosus) - Destinado às pessoas inseguras, quando chegam a uma encruzilhada na vida, e não sabem qual é o melhor caminho a seguir; mesmo talentosas e ambiciosas, desperdiçam seus talentos, por não estarem certas do melhor rumo a seguir – podem sentir-se frustradas e insatisfeitas em decorrência da incerteza.
O Wild Oat potencializa a clareza de visão, a capacidade de decidir o rumo verdadeiro e o aproveitamento construtivo dos talentos, com persistência para ultrapassar dificuldades.






37- WILD ROSE ( Rosa canina) - Indicado para pessoas que se resignam a situações desagradáveis, como a monotonia da vida, emprego incompatível ou enfermidade. Tornam-se apáticas, não se queixam e deixam de perceber os prazeres mais simples – no convívio social mostram-se como aborrecidas e incapazes de realizar suas capacidades pessoais, pela falta de energia e de ambições.
O Wild Rose reanima, traz interesse pela vida, pelo trabalho e pelo mundo, apoiando para a consolidação de objetivos firmes, o bom estado de saúde e as amizades agradáveis; com auto-responsabilidade, são tomadas iniciativas para as mudanças necessárias.




38- WILLOW ( Salix vitellina) - Recomendado para pessoas com ressentimentos, amargura, que sentem pena de si mesmas e sensação de estarem sendo injustiçadas.Podem ficar irritadas ou amuadas, não aceitando o bem-estar das demais pessoas. Tornam-se muito difíceis, quando adoentadas, pois se consideram vítimas, o que pode provocar um mau estado geral de saúde.
 O Willow colabora para o exercício do perdão e do esquecimento das injustiças passadas, o que pode trazer alegria, positivismo, atraindo assim condições e amizades positivas.

2 comentários:

Claudia disse...

Olá Jaqueline! vim retribuir a visita e adorei encontrar teu blog. Faço uso de florais, mas teu blog é uma excelente dica para indicar...bjs e até mais!

Jaqueline Matos - terapeuta floral disse...

Olá Cláudia
seu blog é fantástico e emite uma energia muito boa = vc!