25 janeiro 2013

Olibano para meditar

Olíbano, também conhecido como franquincenso, é uma resina aromática muito usada na perfumaria e fabricação de incensos.
É obtido de árvores africanas e asiáticas do gênero Boswellia.
O nome franquincenso refere-se a sua proeminência como o "verdadeiro" ou "franco" incenso, já olíbano é derivado do árabe al-lubán ("o leite"), em referência à seiva leitosa que sai ao golpear a árvore de olíbano.

O olíbano é usado generosamente em ritos religiosos. De acordo com o Evangelho de Mateus 2:11, ouro, olíbano e mirra foram os três presentes dados a Jesus pelos Reis Magos que vinham do oriente.
O surgimento do Cristianismo empobreceu o mercado do olíbano durante o século IV, a desertificação fez com que as rotas de caravanas que cruzavam sobre o Rub' al-Khali se tornassem mais difíceis e o incremento das incursões dos nômades no Oriente Próximo facilitaram o fim do comércio do olíbano ao redor do ano 300.

  • Diz a lenda que o imperador romano Nero queimou durante um ano olíbano valioso para a cidade de Roma no funeral de sua esposa, Poppaea.
  • Diz na Bíblia que a rainha de Sabá conhecedora da famosa sapiência do rei Salomão, partiu do seu reino e o ofertou com valioso presentes,entre eles o Incenso de Olíbano.

Com valor superior ao de metais preciosos e jóias, o olíbano era produzido apenas por três mil famílias conhecidos como "os sabianos", na terra de Punt. Os homens escolhidos para podar e recolher a goma do olíbano tinham de passar por purificação ritual.
O incenso de olíbano era considerado tão valioso porque acreditava-se que sua fragrância realçasse a espiritualidade, causando um profundo e meditativo relaxamento que facilitava o culto.
Os aromaterapeutas e os massagistas observaram que a fragrância do olíbano aprofunda a respiração, ajuda a relaxar e causa expansão dos pulmões. A ciência moderna sustenta essas observações ao demonstrar que, quando queimado, o incenso libera moléculas de traidocanabinol, um elemento psicoativo que pode ser responsável por reanimar o espírito.
Palavras chaves: ritual,meditação,oração,purificação,incenso,devoção,oração.
Para adquirir seu oleo essencial de olibano clique aqui (site da Bioessencia).

Um comentário:

Anônimo disse...

interessante (: