20 abril 2014

Homeopatia: Uma Medicina Humanista (não invasiva,não agressiva,ecológica)


ü      Homeopatia

A Homeopatia, ciência e arte de curar, é uma idéia que se desenvolve através da História, desde Hipócrates. É um método terapêutico baseado em regras e princípios, uma maneira peculiar de enfocar a enfermidade e o enfermo.

É uma experiência médica de mais de 210 anos.

O sistema homeopático consiste no tratamento de doenças por meio de medicamentos capazes de produzir em pessoas sadias sintomas semelhantes aos sintomas apresentados pelo paciente a tratar.O tratamento homeopático realiza-se através da individualização clínico - terapêutico, o que vem a constituir no verdadeiro aforismo: há doentes e não doenças.

Filosofia Homeopática - Só está sadio aquele que vive em um estado de harmonia de mente e de equilibrio fisiológico dos orgãos,no qual o espírito pode servir-se livremente do corpo para os elevados fins da existência.

     A enfermidade,em última instancia,não se limita aos orgãos e sim atinge a pessoa inteira,com todas suas implicâncias,partindo do principio de unidade do ser humano

“No estado de saúde, a força imaterial (autocracia) que dinamicamente anima o corpo material (organismo),reina com poder ilimitado e mantém todas as suas partes em admirável atividade harmônica nas suas sensações e funções,de maneira que o espirito dotado de razão,que reside em nós,pode livremente dispor desse instrumento vivo e são para atender aos mais altos fins da existência" ( Organon &9)

 Principios Fundamentais da Homeopatia - A prática da Homeopatia está fundamentada nos seguintes princípios:

1) Cura pelos semelhantes

2)  Experimentaçao no homem são

3) Doses mínimas,infinitesimais

4) O remédio único

5)  A concepção Vitalista da enfermidade

6) A teoria dos Miasmas

7) Individualização clinico-terapêutica

Homeopatia-medicina oficializada

1980-CFM-resolução 1000/80-oficializada no Brasil como especialidade médica

1988-autorizado atendimento homeopático em Serviços Pùblicos

 Medicamento Homeopático

O medicamento homeopático efetua a cura mediante sua capacidade dinâmica de atuar sobre a vitalidade.Deve ser diluído e potencializado de acôrdo com uma forma de preparo especial que deve estar de acôrdo com a Lei dos Semelhantes.

Estas preparações precisam ter sido previamente testadas no homem sadio,de acôrdo com os protocolos de experimentação patogenético e utilizadas em conformidade com a Lei dos Semelhantes.

 Origem do medicamento homeopático

Os medicamentos homeopáticos, usados em Homeopatia ,têm origem nos três reinos da natureza - mineral ,vegetal ,animal,também nos reinos funfi (fungos),monera(bactérias) , protista(protozóarios),os produtos quimico-farmacêuticos, substâncias e ou materiais biològicos,patológicos ou não.

A indicação do medicamento homeopático depende de uma análise profunda da totalidade dos sintomas do paciente e domente o Médico Homeopata está habilitado a fazer esta análise.

 Diagnóstico em Homeopatia

Os diagnósticos etiológicos e nosólogicos são indispensáveis, independente da terapêutica adotada. O homeopata necessita do diagnóstico patológico, fisiológico, anatômico, orgânico e diferencial para proceder ao ato médico e elaborar o prognóstico, instituir o segmento comparativo, estabelecer medidas higiênicas e, eventualmente, encaminhar o paciente para outra terapêutica.

 Vantagens da Homeopatia

1) Eficiência, promovendo a cura de forma suave,rápida e duradoura

2) Atoxicidade - sem provocar efeitos colaterais indesejáveis e sem comprometer o organismo a curto ou longo prazo.

3) Baixo custo,contornando o problema econômico e pondo-se ao alcance de todas as classes.

4)Grande campo de ação,beneficiando condições marginalizadas por outros métodos.

5) Redução das indicações cirúrgicas.

6) Utilização no pré, trans e pós - operatório,propiciando melhor evolução dos casos cirúrgicos.

7) Profilaxia, no sentido de influenciar predisposições mórbidas.

8) Prevenção de recidivas,pela atuação na totalidade

9) Cura na totalidade

 A Homeopatia é um sistema médico complexo,de caráter holístico,baseada no principio vitalista e no uso da lei dos semelhantes(enunciado por Hipócrates no sec IV a.C).Foi desenvolvida na Alemanha pelo médico Samuel Hahnemann,no sec,XVIII . Utiliza como recurso terapêutico a Matéria Médica e o Repertório e como recurso terapêutico o Medicamento Homeopático

A Homeopatia contribui, hoje, por um expressivo percentual de PIC dentro do SUS além de possuir também maior grau de institucionalização se comparada ás demais modalidades dessas práticas.

Nenhum comentário: